Portugues Instrumental
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PROFESSORA: ELIANE ALVES DE MELO
Material nº 4
DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO E DISSERTAÇÃO.
As diferentes formas de redigir são assuntos muito importantes nas provas dos concursos e também durante a jornada profissional. Geralmente, a redação pode ser dividida em três principais tipos: descrição, narração e dissertação. É importante que percebamos a diferença entre essas diferentes formas de redigir. Afinal, uma pessoa que sabe redigir bem certamente se destacará no mercado de trabalho e também fará a diferença ao participar de um concurso. Veremos abaixo as diferenças entre cada uma destas formas de redação:
-Descrição: Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou o ambiente são importantes, dessa forma o substantivo e o adjetivo ocupam lugar de destaque na frase. O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos linguísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.
Os elementos básicos de uma descrição são:
- Nomear / identificar - dar existência ao elemento (diferenças e semelhanças);
- Localizar / situar - determinar o lugar que o elemento ocupa no tempo e no espaço;
- Qualificar - testemunho do observador sobre os seres do mundo. A qualificação constitui a parte principal de uma descrição. Qualificar o elemento descrito é dar-lhe características, apresentar um julgamento sobre ele. A qualificação pode estar no campo objetivo ou no subjetivo. Uma forma muito comum de qualificação é a analogia, isto é, a aproximação pelo pensamento de dois elementos que pertencem a domínios distintos. Pode ser feita através de comparações ou de metáforas.
Descrição subjetiva e Descrição objetiva:
- Objetiva - sem impressões do observador,