Portugues 1 poca 10 Classe 2011
Não dá para aceitar
Português
10ª Classe/ 2011
Por uma Escola livre do SIDA
República de Moçambique
Ministério da Educação
Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências
1ª Época
120 Minutos
Esta prova contém 8 perguntas. Responda-as na sua folha de exame.
Na margem direita está indicada, entre parênteses, a cotação de cada pergunta, em valores.
Texto
Tudo começa no dia mais bonito do mundo, beleza característica do dia da descoberta do primeiro amor. Todos os animais trajavam-se de fartura, a terra era demasiado generosa. Na aldeia realizava-se a festa da circuncisão dos meninos já tornados homens. Jovens dos lugares mais remotos estavam presentes, pois não há nada que uma festa para a diversão, exibição e pesca de namoricos. Eu estava bonita com a minha blusinha cor de limão. Capulana mesmo a condizer, enfeitadinha com colares de marfim e missangas. Coloquei-me na rede para ser pescada, e porque não? Já era mulherzinha e já tinha cumprido com todos os rituais.
As mulheres atarefadas giravam para cá e para lá no preparo do grande banquete. O aroma das carnes excitava o olfacto, fazendo crescer rios de saliva em todas as bocas, desafiando os estômagos e até as gengivas desdentadas imaginavam um naco de carne, gordinho, tenrinho e sem ossos, empurrado com toda arte por uma golada de aguardente. Os homens davam a mão aqui e ali, enquanto os outros preparavam esplanadas nas sombras dos cajueiros.
Os tambores rufavam ao sinal do velho Mwalo, erguendo-se cânticos e aclamações. A porta da palhota abriu-se deixando sair cerca de vinte rapazes com aspecto pálido e doentio, provocado pelas duras provas dos ritos de iniciação.
Os rapazes já tornados homens passavam entre elas como heróis. As velhotas aclamavam espalhando flores, dinheiro e grãos de milho que as galinhas se apressavam a debicar. Eu assistia ao espectáculo, maravilhada, quando descobri entre os rapazes um novo rosto.
- Quem será? Rindau, conheces aquele ali?
- É o filho