Portugal
Desenvolvimento: Crescimento económico acompanhado por uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos (em termos de saúde, educação, habitação, transporte, alimentação, lazer, etc) e por alterações estruturais na economia.
2.Desenvolvimento sustentável: conjunto de processos e atitudes que garantem a satisfação dos interesses da geração presente, sem contudo comprometer a capacidade das novas gerações atenderem às suas próprias necessidades.
Cimeira de Joanesburgo – Pilares do Desenvolvimento sustentável:
-Ambiente: preservação do meio ambiente, sem comprometer a oferta dos recursos naturais indispensáveis à sobrevivência do ser humano;
-Sociedade: melhor distribuição dos rendimentos, com o objectivo de diminuir a exclusão social e a distância (económica) que separa as classes sociais;
-Economia: aumentos na eficiência do sistema e a reavaliação dos níveis de consumo pessoais e da sociedade.
3. Relações entre a sociedade de consumo e o desenvolvimento sustentável: Sociedade de consumo caracteriza-se pelo elevado consumo de bens e serviços disponíveis graças à vasta produção dos mesmos. Actualmente nós vivemos neste tipo de sociedade.
Pegada ecológica: indicador de sustentabilidade ambiental que traduz a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.
Ecoconsumo: Conjunto de práticas baseadas nos 3R’S com o objectivo de proteger o ambiente.
4. Problemas ambientais:
4.1- poluição do ar: A poluição do ar resulta da emissão de gases poluentes(dióxido de carbono, etc) ou de partículas sólidas na atmosfera. As principais consequências deste tipo de poluição são:
- redução da camada do ozono: a camada do ozono protege as pessoas, os animais e as plantas dos raios ultravioletas vindos do sol. Tem vindo a ser destruída