Porto de Pecem
Porto do Pecém
Detalhes
Extensão do cais
686 m
Armazéns
16.250
O Porto do Pecém localizado no estado do Ceará, dentro da região Metropoliana de Fortaleza, no municipio de São Gonçalo. E um terminal portuario da costa do Nordese brasileiro, através de carta náutica, se utiliza a carta nº 705, de 28 de setembro de 2002, elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Marinha do Brasil.
Porto do Pecém (ao fundo) em 2013
A condição geográfica de Pecém, com o menor tempo de trânsito entre o Brasil, os Estados Unidos e a Europa, média de 7 dias para chegar ao destino, funciona como um dos atrativos para conquistar os armadores e impulsionar as exportações brasileiras.
História[editar | editar código-fonte]
Em março de 1995, por solicitação do governo do estado do Ceará, tendo a frente o governador Tasso Jereissati, em parceria com o Governo Federal, sob comando do então presidente Fernando Henrique Cardoso, foram iniciados pelo Grupamento de Navios Hidroceanográficos da Marinha do Brasil os levantamentos ecobatimétricos da costa cearense, na região do acidente geográfico denominado de Ponta do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km da capital do estado, Fortaleza.
A partir desse evento, estava se materializando um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico já implementados nesse Estado, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Cronologia[editar | editar código-fonte]
1995 - (março) vinda dos navios da Marinha do Brasil para levantamentos ecobatimétricos na costa do Ceará; (julho/dezembro) concepção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contratação de projetos básicos de engenharia
1996 - (maio) início das obras do Terminal Portuário do Pecém e obras de infraestrutura
1998 - (abril) conclusão das obras da Rodovia de Acesso
1999 - Conclusão das obras da Ponte de Acesso e do Pier 1 do Terminal e do Sistema Elétrico do CIPP
2000 - Conclusão das obras do Pier 2
2001 -