Porto de Hong Kong
(27/10/2003)
O Porto de Hong Kong situa-se na mais povoada região do planeta, onde a economia cresce em ritmo acelerado.
O porto serve de elo entre dois tipos de transporte: o marítimo, que envolve as grandes embarcações do Pacífico; e o fluvial, que compreende as embarcações menores. Hong Kong é também um porto de águas profundas totalmente modernizado.
Situado entre Cingapura e Shangai, e portanto, estrategicamente localizado, o Porto de Hong Kong é o ponto principal de todo o comércio marítimo do sul da China. Processando cerca de 90% do comércio exterior de Hong. As operações com contêineres ultrapassaram a cifra dos 18 milhões de TEUs, garantindo ao porto o título de maior operador de contêineres do mundo.
Nem mesmo Roterdã – o maior porto do mundo – possui estrutura tão privatizada e tão eficiente quanto Hong Kong. Pode-se afirmar que neste porto, o Estado atua como deve, no limite de suas atribuições normais, cuidando apenas do tráfego de navios, policiamento, saúde e fiscalização. Nos seus 6 mil metros de cais, reservados às cargas gerais e conteinerizadas, as operações são controladas por empresas privadas, que possuem extensas instalações no próprio porto e que operam livremente, possuindo seus próprios empregados.
O porto tem ainda 7.750 metros de cais destinados às cargas convencionais e dois terminais públicos de passageiros, por onde passam mais de 17,7 milhões de pessoas/ano. Mais de 37,6 mil navios atendem o porto durante o ano e cerca de 600 barcos de cargas fluviais e de passageiros circulam diariamente no terminal.
IMPRENSA
Clipping da Assessoria de Comunicação Social
O porto modelo de Hong Kong
01/03/2010
Portos e Navios - Port e Export - 52
De fato, bem estruturado e administrado, o moderno porto chinês de Hong Kong tornou-se modelo, como um dos melhores do mundo. Certamente a facilidade da movimentação da carga no cais, sem burocracia nem taxação abusiva e a custos reduzidos, deve ter contribuído bastante