PORTO DAS BARCAS
Élida Ferreira, Eulla ,Dandara , Daniel Mendes, João Pereira.
O Porto das Barcas é um ponto turístco da cidade piauiense de Parnaíba.
O Porto das Barcas está ligado à história de Parnaíba. A cidade, quando passou à categoria de vila (era chamada de Vila de São João da Parnaíba), tnha como sede o povoado Testa Branca. Em seguida, a região que compreendia o Porto das Barcas tornou-se sede da pequena vila de São João do Parnaíba, por ser mais desenvolvida e porque era de lá que se exportavam as charques para outros estados e países.
A Cidade de Parnaíba teve seu apogeu econômico, graças à extração e comercialização da cera de carnaúba. E foi durante essa época que foram construídos edifícios para abrigar alfândega, e os armazéns para estocagem de produtos extraídos e comercializados através da navegação fluvial .
Estes edifícios foram pouco a pouco, sendo construídos um ao lado do outro, dando formação ao conjunto que é composto por três grandes blocos.
O Sistema construtvo desses armazéns utlizou paredes de alvenaria de blocos de pedras, devidamente quebrados e rejuntados, empregando uma argamassa resultante da mistura de pó de ostra e óleo de baleia; coberturas estruturadas com troncos de aroeira e carnaúba revestdas com telhas de cerâmica tpo canal; altos pés direitos criam ambientes de beleza rústca.
Durante a decadência dos ciclos econômicos parnaibanos, o conjunto foi aos poucos perdendo a sua funcionalidade, tendo que fica durante a segunda metade do século XX, abandonado e sendo invadido por famílias carentes que transformaram a área em um grande cortço.
Antes o Porto das Barcas era o atracadouro de navios a vapor que levavam matérias-primas para a Inglaterra e traziam as mercadorias da Europa, agora é um conjunto arquitetônico preservado. Após uma reforma e obras de revitalização, é um centro cultural vivo, que atrai parte da população.
Atualmente, o Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba concentrando