Portifório
ALUNO : ANDRESSA MAGALHÃES DEVANIR STEVAN SOLANGE FREIRE ALVES
CURSO: 2º LETRAS / MANHÃ
TRABALHO DE PSICOLOGIA
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ACORDO COM PIAGET E MONTESSORI
Santo André, 09 de novembro de 2012
O desenvolvimento infantil de acordo com Piaget e Montessori
Nos primeiros meses de vida de um bebê, suas solicitações ou sensações de fome e de dor são percebidos através do choro. É dessa forma, que o bebê se comunica para chamar a atenção da mãe. Ele só aprende a reproduzir voluntariamente os movimentos vivenciados anteriormente.
Na concepção de Piaget, a ação física e motora da criança é interiorizada,
O que resulta na capacidade que a criança tem de coordenar dois ou mais esquemas ao mesmo tempo.
Para Piaget, a RCP (Reação Circular Primária) é tido como o segundo estágio , que envolve o corpo e é onde se inicia a organização da percepção que compreende a fase de um a quatro meses, no qual o organismo se modifica em função do meio ambiente. É através desse estágio, que a criança adquire habilidade necessária para executar determinadas ações, e no âmbito das coordenações senso-motoras adquiridas no dia-a-dia que a criança aprende.
Já para Maria Montessori , desde o nascimento, a criança tem a necessidade de alguns cuidados para favorecer o seu desenvolvimento . Ela ainda ressalta que, entre três e seis anos , é o período em que acontece um rápido crescimento físico e seus interesses são voltados para o exterior. É nesse momento (idade) que ocorre o desenvolvimento da mente absorvente (consciente – período de verbalização / inconsciente – período criativo). Em qualquer que seja o caso, é muito importante que se prepare o ambiente para receber o bebê e ele poder se desenvolver e progredir com sucesso, sem esquecer também, de sua