Portifólio Eventos
Disciplina: Evolução e Tendência em Eventos
Profª Samira Lodi - slodi@unifor.br
Alunos: Juliana Bortoloto e José Alcides Júnior
a) Definição: Este evento é de curta duração (normalmente, poucas horas), reunindo os interessados navenda pública de objetos específicos (cavalos, imóveis, carros, objetos de arte etc.),arrematados por quem oferece o maior lanço (oferta de preço em leilão) e coordenados por um leiloeiro. É usual oferecer somente um coffee-break.
b) O leilão ou hasta é uma modalidade de negociação, muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a compra ou venda de bens.
Autores: Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização.São Paulo: Atlas, 2006. (p. 19 – 31) e Wikipédia
Resenha – resumo:
No caso de leilões públicos de venda, o leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. O leiloeiro é um agente público, pertencente à categoria ficação doutrinária do Direito Administrativo Brasileiro.
Em seguida os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de interesse da pessoa for anunciado, ela deverá levantar a mão para dar um lance (se necessário falando ao leiloeiro o valor do seu lance).
Lote é um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. No caso de leilão de veículos, um lote pode ser formado por apenas um automóvel, enquanto em um leilão de materiais um lote pode ser constituído por um conjunto de motores e peças diversas.
Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote inicia-se uma disputa para decidir quem dará o maior lance começando com o lance minimo. É basicamente uma disputa de "quem dá mais" (NBS).
Lance mínimo é o menor preço para que um determinado lote seja vendido, se o lance mínimo não for atingido será aceito um lance condicional, "lance condicional" é