Portifolio recursos humanos
NEAD – Núcleo de Educação a Distância
Pólo Uberlândia/MG
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
Tatiana Maria Lopes Canuto de Souza
Administração – 5º período
Importância do Recursos Humanos para as organizações.
As organizações nunca tiveram uma preocupação com as pessoas, segundo Taylor(1856-1915) preconizava o aumento da eficiencia ao nivel operacional(produção). No mundo globalizado a valorização das pessoas e uma tendência do mundo corporativo.
As organizações, portanto, são formadas por pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas respectivas missões. E, para as pessoas, as organizações constituem um meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um mínimo custo de tempo, de esforço e de conflito.
A gestão de pessoas tanto dentro das organizações quanto a procura das que ainda não fazem parte, é função do gestor de Recursos Humanos. Hoje as organizações buscam o intelecto nas pessoas, que é chamado de capital intelectual. Digamos que o setor de RH é a estrutura da organização. Aquela que tem um RH solido e bem estruturado tem grande possibilidade de caminhar rumo a excelência.
O planejamento da área de RH faz com que toda inteligência corporativa trabalhe para bem comum da empresa e buscando um retorno de reconhecimento no quadro de colaboradores. A estrutura dada para o administrador de RH para realizar um trabalho consistente vem do aspecto organizacional que esta inserido.
Podemos analisar com um caso comum de problema pela falta de planejamento e a alta rotatividade com tendência a situação de seleção dos profissionais que ira integrar a organização, ou seja, se a seleção não e bem feita, definida pela descrição do cargo que a empresa solicita e expressar para o candidato suas atribuições e atividades que a organização espera de tal profissional. Hoje, as organizações bem-sucedidas não mais administram recursos humanos, nem mais as pessoas, mas acima de tudo,