portifolio individual
LICENCIATURA em historia raiza leite de sousa l A BRUXA FIGURA DE PODER
Capanema- Pá
2014
raiza leite de sousa a Bruxa Figura De Poder
Trabalho apresentado ao Curso licenciatura em Historia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Historia Moderna, Povo, Cultura e Religião, Historia do Brasil Colonial, Cultura e Sociedade Na Modernidade, Seminário Da Prática IV.
Professores: Bernadete De Lourdes Streisky, Fabiane Luzia Menezes Santos, Fabiane Taís Muzardo, Gleiton Luiz De Lima, Wilson Sanches.
Capanema - Pá
2014
Zordan. Paola Basso Menna Barreto Gomes. Bruxas: Figura de poder. Estudos Feministas. Florianópolis, 13 (2). Maio-agosto/2005. Pg. 331-341. Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Doutora e Mestre em educação pela UFRGS faz parte da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, do grupo de pesquisa DIF: artistagens, fabulações e variações, desenvolvendo temas que envolvem historiografia da arte e formação de professores.
A obra em questão tem como objetivo analisar a figura da mulher, principalmente aquela associada à figura da bruxa, através de diversos discursos tecidos em momentos históricos e lugares sociais diversos. É através da análise de determinadas fontes como os textos de Jules Michelet, “(...) que no século XIX construiu a imagem romântica e martirizada da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça ao cristianismo.” (ZORDAN, 2005, p.331), além de outras fontes como o livro La socière (A feiticeira) desse mesmo autor e o Manual de Inquisidores, do século XIV, o Malleus Maleficarum fontes essas que demonstram a dualidade da imagem da mulher, da bruxa, que por vezes é revelada como oprimida e por outra como má e cruel, que podemos identificar como a mulher vai ser identificada como um agente social dotado de história.
Primeiramente,