Portifolio Individual Serviço Social
OS PREJUÍZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Limoeiro do Norte-Ceará
Outubro/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Questão social e suas contradições..................................................................6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em realizar uma produção textual, tendo como base, mostra o aparecimento da questão social desde a industrialização devido aos conflitos entre classe capitalista e proletariado em que a maioria dos proletariados viviam em condições subhumanas privados de qualquer direitos sociais. A questão social esta profundamente unida aos problemas entre o capital e o trabalho, e ela esta presente nas péssimas condições de moradia, educação, saúde, vivida pelas classes pobres. E certo dizer que a questão social está relacionada direta e indiretamente ao modo de produção capitalista. No capitalismo concorrencial a questão era tratada com ações exercidas pelo estado à medida que as forças de trabalho, respondia, mas refrações daquele mediante a organização e mobilização de seus direitos sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
As politicas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980 foram caracterizadas por grandes transformações no país que mudaram a economia a política social e a cultura, o fim do governo de Vargas encerrou a fase do nacionalismo econômico, a partir de então o projeto que se impôs a nação foi o da busca pela rápida industrialização e urbanização, recorrendo aos capitais externos, nesse processo aumentam as desigualdades sociais.
A existência das políticas sociais está associada a burguesia e ao sistema capitalista devido ao aparecimento da questão social relacionada ao descontentamento dos trabalhadores que passam a assumir um papel político e revolucionário no país.
Nas eleições de 1960, Jânio Quadros assumiu o governo prometendo varrer a