Portifolio educação jovens e adultos
A questão da aprendizagem do ler e do escrever envolve um conjunto de elementos no qual, a educação escolar concentra tais ferramentas para dar suporte nestas habilidades na construção do conhecimento. Aprender envolve curiosidade, característica que revela uma inteligência aberta no processo de novas aprendizagens. Mas nem todas as pessoas tem o privilégio de saber ler e escrever. Uma pessoa sem o conhecimento da leitura e da escrita enfrenta muitas dificuldades no seu dia- a- dia, ao se inserir na sociedade muitas vezes passa por alguns constrangimentos. Não é necessário apenas saber ler e escrever para se ter uma boa qualificação na sociedade. Este trabalho tem com o objetivo relatar às dificuldades de uma pessoa que não teve acesso à escola quando eram jovem quais foram as dificuldades que enfrentou por não ter estudo. Quais as consequências causadas em sua vida pela falta de estudo. O estudo é muito importante para se ter uma vida melhor, para se inserir no mercado de trabalho e se ter um bom desempenho mediante a sociedade. Nos permitindo a nossa própria independência em nosso cotidiano, o estudo faz com que a gente enxergue o mundo de outra forma e, consequentemente, o mundo nos vê diferentes.
Atividades aplicadas: Práticas
Entrevistas
Conhecendo o pensamento de um colega que não teve acesso à escola na idade adequada. Pergunte-lhe quais as dificuldades cotidianas que enfrenta em função de não saber ler e escrever ou em função de não ter concluído os estudos.
Ler e escrever são recursos importantes para obter propósitos específicos, estabelece um elo entre as atuais formas de "participar no mundo" e "as necessidades cotidianas", entre essas o trabalho. As pessoas falam de suas dificuldades e limitações, reconhecendo que ser analfabeto dificulta as poucas oportunidades que se apresentam para se trabalhar ou para se manter no emprego, apesar de serem "ótimos profissionais". Tive a oportunidade de poder entrevistar pessoas bem