portifolio de estagio
UAB- UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: LETRAS_ PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA IV
TUTORA: SOLANGE
DISCENTE: ALEXANDRINA
ATIVIDADE DE PORTIFOLIO 03
O Romance Grande sertão: veredas é a grande obra de Guimarães Rosa, pois é considerado um dos mais importantes romances de nossa literatura e uma das melhores obras de ficção da literatura universal de todos os tempos.
Quem tem a palavra do começo ao fim do livro é Riobaldo, um ex-jagunço e chefe de bando, transformado agora em pacato fazendeiro, que conta a um suposto interlocutor suas aventuras de juventude, suas andanças pelo sertão como cangaceiro e principalmente suas dúvidas a respeito da existência de Deus e do diabo. Ao querer vingar a morte de Joca Ramiro, chefe dos jagunços, assassinado à traição por Hermógenes, ex-companheiro de bando, Riobaldo procura fazer um pacto com o demônio para destruir o traidor (que ele imagina ter parte com o diabo). Riobaldo torna-se, então, líder do bando que busca vingança; depois de muitas peripécias, os dois grupos se encontram. Diadorim, amigo de Riobaldo por quem ele sente uma estranha atração amorosa que o perturba, luta com Hermógenes e ambos morrem. É só então que se descobre que Diadorim era mulher, filha de Joca Ramiro disfarçada em homem. Riobaldo, amargurado, abandona a vida de jagunço e vai viver como pacato cidadão fazendeiro, mas ficará sempre atormentado pela dúvida da existência do diabo e da possibilidade de se fazer um pacto com ele.
Os acontecimentos narrados no romance não seguem uma rígida ordem cronológica, obedecem ao vaivém das lembranças de Riobaldo, que só narra, na verdade aquilo que mais o marcou. E a conversa com o suposto interlocutor tem para Riobaldo o efeito de uma reflexão em voz alta sobre os mistérios da condição humana.
Riobaldo revela-se assim uma personagem muito diferente das demais. Ele é um homem que quer ir além das aparências e das ações, tem sede de saber, gosta de