Portifolio 01
Um FMS (Sistema flexivel de manufatura) é uma simples celula TG altamente automatizada que por sua vez é composta por um CNC.
Um FMS possui 3 recursos que o torna flexível: (1) a capacidade de identificar diferentes tipos de peças e produtos; (2) a constante troca de informação; (3) E sua configuração fisica.
Existem vários tipos de FMSs, e cada um deles é projetado para uma aplicação especifica, e tambem seu proprio projeto personalizado, e uma das maneiras de classifica-las é pelo número de máquinas e pelo nível de flexibilidade.
Alguns dos componentes básicos de um FMS é a estação de trabalho, sistema de manuseio e armazenamento, sistema de controle computadorizado, porem é necessario que uma pessoa gerencie e opere o sistema. Cada equipamento utilizado em um FMS depende do tipo de trabalho realizado, a interface fisica de um FMS é a estação de carga e descarga, é onde peças de trabalho brutas entram, e as peças acabadas saem. E uma das aplicações mas simples é a estação de usinagem portanto as maquinas predominantes nesse processo são as CNC.
Alguns FMSs são projetados para sistemas de montagem automatizados que por sua vez estão gradualmente substituindo o trabalho manual da montagem feitos em lote.
O segundo componente importante em um FMS é o sistema de manuseio e armazenamento de materiais. As funções do sistema de manuseio são de possibilitar o deslocamento aleatorio e independente de peças de trabalho entre as estações, permitir o manuseio de varias configurações de peça de trabalho, fornecer armazenamento temporario, fornecer acesso conveniente para carregar e descarregar peças de trabalho e criar compatibilidade com o controle computadorizado.
Esses tipos de manuseio de material usado para trasferir peças entre as estações em um FMS incluem certos equipamentos de manuseio de materiais, como mecanismos de trasnporte de linha ou robos industriais.
O jeito de configurar um layout de um FMS é o sistema de manuseio de material, pois a