Portifolio 01
engenharia mecatrônica- módulo
Eduardo marcondes – RA 218052011
portfólio 1 Projeto de Sistemas Mecatrônicos
.Guarulhos
2015
Eduardo Agostinho Marcondes – RA 218052011
portfólio 1 Projeto de Sistemas Mecatrônicos
Trabalho apresentado ao Curso engenharia mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Projeto de Sistemas Mecatrônicos.
Prof: Roberto Augusto dos Reis
Guarulhos
2015
1. ENTROPIA
No sistema termodinâmico, a Entropia é representada pela letra S e sua unidade de medida é representada por (J/K), É a medida que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema, geralmente associada ao que denomina-se por uma desordem das partículas em um sistema físico. A entropia procura-se medir a quantidade de energia que não pode mais ser transformada em trabalho. Ou seja quanto maior a desordem maior a entropia.
Segundo a segunda lei de termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor e energia térmica, mas energia térmica não pode ser convertida em trabalho.
Com isso nota-se que: Quando um sistema recebe calor Q>0, sua Entropia aumenta, quando um sistema cede calor Q<0, sua Entropia diminui e se o sistema não conter troca de calor sua entropia permanece constante e estável.
Segundo Rudolf Clausius, que foi quem utilizou a primeira ideia de Entropia em 1865, definiu que a variação da Entropia em um sistema pode ser definida como:
Processo onde a temperatura absoluta é constante.
E, Temperatura absoluta se altera durante o processo.
2. Eficiência Isentrópica de uma