Portif Lio Do Semestre Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONTABILIDADE APLICAda AO SETOR PÚBLICO 4
2.2 ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 5
2.3 AGRONEGÓCIOS 5
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade pode ser aplicada a todas as entidades econômico-administrativas. Aplica-se tanto as sociedades mercantis como as sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa. Ressalta-se que o campo de atuação da contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequenos negócios e também no controle do patrimônio. A seguir veremos algumas dessas áreas em que a contabilidade pode ser aplicada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTABILIDADE APLICAda AO SETOR PÚBLICO
A contabilidade das entidades do setor público tem como função principal estudar, registrar, controlar e evidenciar o patrimônio e suas variações. Nesse sentido, a contabilidade aplicada ao Setor Público está sujeita ao cumprimento leis que contemplam o controle sobre o orçamento público e sobre os atos praticados pelos administradores que apresentem reflexos no patrimônio.
A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF é a lei que tenta impor esse controle dos gastos de estados e municípios. Ela foi justificada diante do costume dos gestores de promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. De acordo com Marcos Nóbrega (2002), os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal são: • instituir uma gestão fiscal responsável, com ênfase no controle do gasto continuado e no endividamento; • prevenir desvios e estabelecer mecanismos de correção e, dessa forma, punir administradores pelos desvios graves e por eventual não adoção de medidas corretivas; • modificar profundamente o regime fiscal brasileiro, dando um “choque” de transparência no setor público, com maior divulgação das contas públicas e, ao