Portfólio
É um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão de tarefas, com um alto nível de controle e acuracidade do inventário.Permite administrar e rastrear todos os processos de movimentação de mercadorias; Recebimento, Armazenagem, Separação, Expedição minimizando gargalos e gerenciando a alocação de recursos humanos, equipamentos mecânicos e endereços.
2) Quais os principais elementos de um sistema MRP? Permite o planejamento de compras, como já visto, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos.
Situações de diferentes cenários de demanda podem ser simuladas e ter seus efeitos analisados. É um excelente instrumento para a tomada de decisões gerenciais. Como o MRP baseia-se na "explosão" dos produtos, levando ao conhecimento detalhado de todos os seus componentes, e, no caso do MRP II, de todos os demais insumos necessários à fabricação, fica fácil o cálculo detalhado voltado justamente para o custeio dos produtos.
Com a implantação do MRP, deixam de existir os sistemas informais, muitos usuais nas fábricas ainda hoje. Nesses sistemas a informação sobre um determinado produto por vezes fica armazenada "na cabeça de Fulano".
3) Comente as diferenças entre o MRP e o MRPII?
MRP - Material Requirement Planning - significa Planejamento das Necessidades de Materiais e MRP II - Manufacturing Resource Planning - significa Planejamento dos Recursos de Manufatura, ambos fazem parte do planejamento de demanda, um para compra de materiais em geral outro para produção. O termo surgiu a partir (em substituição) do plano de solicitação trimestral criado durante a primeira guerra mundial para atender aos pedidos em atraso em decorrência da guerra.