Portfólio
Na primeira aula da disciplina Relações Humanas e Institucionais foi realizada a apresentação docente, a professora Lousane, e a apresentação individual do corpo discente, os alunos da Turma D do Curso de Formação de Agentes da Polícia Civil. Após esse prólogo, a professora empregou uma dinâmica de grupo, que incidia na elaboração de uma atividade conceituada por curtograma. Tal dinâmica consiste em um processo que tem por objetivo a ação e implementação de promover conhecimento recíproco, interação e desconcentração, mas principalmente a configuração do auto-conhecimento.
2. ASPECTOS PRINCIPAIS DA TEMÁTICA
Quanto a apresentação, pode-se afirmar que a interação entre docentes e discentes na sala de aula se constitui como um dos elementos basilares no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão facilita este processo influenciando diretamente em sua qualidade. Em relação ao curtograma, essa atividade consubstancia-se numa maneira, dentre muitas, de incentivar um olhar para dentro de si (introspecção), tendo por base respostas dadas por gostos pessoais. A parir do momento que o participante constrói e divide a relação do fazer e do gostar, ele expõe seus pensamentos idealizando os seus desejos e vontades, materializado num diagrama que apresenta e representa a compreensão das atividades que mais se aproxima da subjetividade, da pessoalidade.
3. PONTOS SIGNIFICATIVOS
Sob a minha ótica, o professor é a figura central do processo ensino-aprendizagem, por possuírem um saber organizado e seus conhecimentos estarem estruturados. Assim, a sua apresentação se torna indispensável. Obviamente seu nome e sua(s) formação(ões) acadêmica(s) devem ser proferidas, mas não apenas isso, o professor deve contar um pouco de sua história vivencial e emitir suas experiências e pensamentos voltados à prática do magistério. Saber quem é aquela pessoa que vai me passar conhecimento é de salutar magnitude, pelo fato de eu buscar nela