Portfólio
Saber organizar suas informações no papel valoriza sua trajetória profissional e garante a entrevista para aquela vaga dos sonhos.
Dicas Básicas:
Folha Branca
Não tem o porquê tentarmos demonstrar criatividade ou bom gosto mudando a cor do papel. No branco é mais fácil de ler, e ponto.
Letra
Pense que o recrutador terá uns 500 currículos (via de regra ) para ler. Use letra tipo Times New Roman, Arial ou Verdana no tamanho corpo 12 ou 14.
Páginas
Só pense na terceira página se tiver uma longa e excelente carreira. Na primeira indique área pretendida, formação, experiência . Na segunda, vão os cursos, dados adicionais, como trabalho voluntário, características pessoais.....
Dados atualizados
Dados pessoais: Nome, telefone ( dois ou três ), e-mail, endereço, nacionalidade, estado civil, idade. Isso já dá uma idéia de quem você é, e faz o recrutador achá-lo com facilidade
Área de interesse
Mencionar a área de interesse é muito importante para que o selecionador possa direcionar o seu currículo de acordo com a área pretendida.
Formação
Mencione cursos de nível superior e pós graduação. Coloque o ano em que começou e o ano em que terminou cada curso, o nome da instituição e o curso que fez, evidentemente.
Experiência
Em ordem cronológica, do primeiro ou do último emprego. Inclua data de chegada e saída no emprego, a empresa e o cargo.
Cursos
Inclua somente cursos ligados diretamente ao cargo pretendido ou à especialidade em questão. Não adianta informar que fez culinária na França, se a vaga é para Engenheiro Químico.
Idiomas
Se é fluente ( enfrenta uma entrevista inteira ); se é intermediário ( consegue ler e escrever, mas não acompanha uma reunião ), e se for elementar, escreva elementar.
Características pessoais
Comunicação, flexibilidade, trabalho em equipe.......
Outras Informações:
Intercâmbios;
Trabalhos voluntários;
Projeto Integrador.
Diga sempre a verdade
Isso é consenso. A