Artes
1º Texto
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO
Atualmente, as Artes, em suas diversas manifestações, são um componente curricular obrigatório nas escolas de todo o nosso país.
“Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento divergente, do pensamento visual e do conhecimento presentacional que caracterizam a arte.” (BARBOSA, 2007:5).
AS ARTES ViSUAIS COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NOS PCNs
Se, no século XIX, as Artes eram consideradas disciplinas "nobres" e importantes na formação cultural de um país, na primeira metade do século XX, o ensino das Artes nos ambientes acadêmicos estabeleceu uma relação de subserviência com o poder político e passou a ser instrumento de reação a reformas culturais. O ensino de Arte no Brasil tendeu à cristalização.
A idéia inicial de uma missão educativa foi do naturalista e explorador Alexander Humboldt que visitara a América Latina e, nela, a Amazônia, descrevendo a geologia, a botânica, a zoologia e outros aspectos geográficos e culturais da região, segundo os parâmetros da ciência moderna. Como humanista, Humboldt acreditava que se devia fornecer aos povos os instrumentos e os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da sua autonomia, o que, no Brasil, se realizaria por meio da educação para a gestão autóctone da administração pública e das ciências e técnicas.
Em 1826, D. Pedro l inaugurou o prédio da Escola, na Travessa da Artes, próximo à atual Avenida Passos, renomeando-a como Academia Imperial de Belas Artes (hoje Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
No Brasil, havia exímios mestres de obras, entalhadores e pintores autodidatas, herdeiros diretos dos conhecimentos trazidos pelos portugueses, que realizavam suas obras segundo as técnicas, a inspiração estética e os