Portfólio sobre Mario Bellini
Arquiteto italiano e designer, Mario Bellini nasceu em 1935, em Milão. Durante seus estudos, ele teve como professores arquitetos italianos Ernesto Nathan Rogers e Piero Portaluppi. Formou-se pela escola politécnica de Milão e tem-se destacado, sobretudo como designer industrial. Como arquiteto, vem desenvolvendo desde a década de oitenta uma obra espalhada pelo mundo que se caracteriza pela monumentalidade, como é o caso do complexo de escritórios, em Milão, o centro de design de Gotanda (1987), No Japão, ou o Centro de televisão de Shangai (1988), na China. Bellini foi também editor da revista de design e arquitetura Domus e tem-se destacado pelos trabalhos teóricos acerca da arquitetura do renascimento. Provem de uma grande família de artistas e decoradores italianos. A sua marca registada dedica-se a criação de espaços e moveis carregados com uma grande dose de urbanismo e desenho industrial.
Seu reconhecimento internacional obteve um rápido crescimento nas duas primeiras décadas de atividade profissional, culminando com uma mostra pessoal em 1987 no MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que abriga um conjunto de cerca de 25 objetos desenhados pelo arquiteto, entre os quais diversas máquinas de escrever Olivetti, bem como mobiliário desenhado para as mais importantes fábricas de móveis europeias, como Cassina, B&B e Vitra. Mario Bellini já ganhou inúmeros prêmios de design, incluindo sete Compasso d'Oro.
O arquiteto de Milão Mario Bellini adora livros. Sua residência gira em torno de uma biblioteca de 9 metros de altura, onde está fixado um sistema de andaime que contem uma escada. Segundo Molteni, "os livros, obras de arte e objetos fazem com que o espaço seja uma reminiscência da pintura de Antonello da Messina do estúdio de São Gerônimo". Ao lado da biblioteca, murais abstratos e coloridos animam o espaço e confrontam maravilhosamente com os detalhes de uma casa de época.
Residência de Mario