Portfólio Máquina Elétricas
Um transformador atua aumentando ou diminuindo uma tensão,potencia ou corrente,dependendo da relação de espiras na entrada e saída do transformador,para mais espiras na entrada e menos na saída,temos um trasnformador de redução,para mais espiras na saída,transformador de elevação
2) Por que o transformador nao funciona se alimentado com tensao continua? Os transformadores não funcionam com corrente continua,pois,para obter uma oscilação no campo magnetico,é preciso haver uma “agitaçao”nos elétrons para criar um fluxo elétromagnetico,e a corrente continua não fornece essa agitaçao,obtida apenas com carrente alternada(que no brasil atinge 60 Hz) 3) Por que o nucleo dos transformadores nao e de ferro maciço?
Pois o fluxo magnétio variavel,que gera a indução eletrica,agiria tambem sobre o núcleo maciço,produzindo tambem correntes induzidas nesse núcleo,que geraria um campo magnetico contrario ao campo gerado inicialmente,e que daria origem as correntes elétrica,o campo magnetico e a corrente oposta que surgiria levam o nome de “corente parasita”,e causaria aquecimento e perda de rendimento.
4) Qual a finalidade dos ensaios a vazio e em curto-circuito?
Para ensaios em vazio,ou cálculo de perda no ferro,pode-se calcular as perdas propriamente ditas no rendimento do transformador,alem de permitir a construção do circuito equivalente(desenho)deste transformador.
Para ensaios em curto circuito,ou em cobre,pode-se determinar o valor rel da resistencia,a impedancia e a reatancia dos enrolamentos,tanto no primario com no secundario,utilizando instrumentos de medição,e calcula –as tambem o fator de potencia nos enrolamentos.
5) o que influencia a densidade de corrente do FME e qual componente do transformador será afetado por essa escolha?
As condições que mais influenciam na densidade da corrente do FME são temperatura, umidade e grau de limpeza do ambiente, quanto mais limpo, fresco e ventilado o ambiente, maior será a