Portfólio Linux
APT (em português, Ferramenta de Empacotamento Avançada) é um gerenciador de pacotes para o Sistema Operacional GNU/Linux, Debian e derivados.
O APT possui diferentes interfaces gráficas:
Synaptic (GTK)
Adept Package Manager (Qt)
O Apt possui uma interface simples de linha de comando, usa-se o apt-get para fazer o download de pacotes e instalá-los. O Debian e os sistemas baseados nele utilizam esse comando.
Outros comandos:
update - Adquire novas listas de pacotes.
upgrade - Faz uma atualização.
install - Instala novos pacotes.
remove - Remove um pacote.
source - Faz o download de arquivos fonte.
build-dep - Configura as dependências de compilação de pacotes fonte.
dist-upgrade - Atualiza a distribuição, consulte apt-get(8).
dselect-upgrade - Segue as seleções do dselect.
clean - Apaga arquivos baixados para instalação.
autoclean - Apaga arquivos antigos baixados para instalação.
check - Verifica se não há dependências quebradas.
Conclusão
O APT basicamente gerencia os pacotes a serem instalados na máquina e por conter comandos simples facilita a manipulação pelos usuários.
RPM
O RPM, originalmente abreviatura de Red Hat Package Manager, e atualmente um acrónimo recursivo de RPM Package Manager (“Gerenciador de Pacotes RPM”) é um sistema de gerenciamento de pacotes de software, assim como o formato de arquivo usado por esse sistema. Ele é parte da Linux Standard Base. O RPM serve para instalar, atualizar, desinstalar, verificar e procurar softwares. Originalmente desenvolvido pela Red Hat, RPM é agora usado por muitas distribuições Linux. E também é portado para outros sistemas operacionais como NetWare da Novell e AIX da IBM.
Base de dados
Consiste de uma lista duplamente ligada que contêm todas as informações de todos os RPMs instalados. O banco de dados lista todos os arquivos que são criados ou modificados quando um usuário instala um programa e facilita a remoção desses