portfólio da turma
INTRODUÇÃO
“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo pra que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil)
O projeto identidade foi idealizado com o intuito de proporcionar a criança um conhecimento mais amplo de si mesma, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetivas e corporal, inseridas dentro do atual contexto sócio-histórico.
Possibilitar a criança identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.
JUSTIFICATIVA
A capacidade das crianças de terem confiança em si próprias e o fato de se sentirem aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de desde cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autoestima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com os colegas e adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si própria. O trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos