Portfólio 3º Sem Unopar
1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Sim. Sabendo que a Probabilidade considera modelos para estimar informações sobre instâncias, esse é um processo de dedução lógica e a Estatística considera informações sobre instâncias pra gerar um modelo para toda a população, constitui um processo de raciocínio indutivo.
Planejamento deve haver em toda empresa independente do tamanho e ramo que se está trabalhando, mas saber o que pode ocorrer na economia e no mercado está fora de questão. Planejamento e o uso da estatística mais ainda, pois a estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução destas, principalmente a partir da possibilidade de comprovações numéricas por ela viabilizada. São inúmeras as possibilidades dessas técnicas, o suficiente para afirmar que seria impossível o total domínio delas a ponto de satisfazer a todas as necessidades informacionais. Principalmente, porque, como se sabe, a empresa é um sistema dinâmico que vai se adequando às exigências de seu mercado de atuação e, dessa forma, gerando mutações constantes em suas necessidades. Assim sendo, as distribuições de probabilidades podem ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.
1.1 - Distribuição de Probabilidade
A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.
2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?
Tema complicado, pois todo