SISTEMA DE DETECÇÃO DE INTRUSO BASEADO EM OPENCV
727 palavras
3 páginas
Para realizar o reconhecimento de face, será desenvolvido um software que realizará o processamento da imagem, a qual será obtida através de uma câmera digital acoplada ao notebook. Para iniciar os testes, será realizado um cadastro das faces em um banco de dados, e após a imagem ser analisada, utilizando o algoritmo de Mahalanobis.Formalmente, a distância de Mahalanobis entre um grupo de valores com.
Média e matriz de covariância para um vector
Multivariado é definido como:
A distância de Mahalanobis pode também definir-se como uma medida de
Dissimilaridade entre dois vetores aleatórios e com a mesma distribuição com a matriz de covariância
:
Se a matriz de covariância é a matriz identidade, a distância de Mahalanobis.
Coincide com a distância euclidiana. Se a matriz de covariância é diagonal, então a. medida de distância resultante é chamada distância euclidiana normalizada:
Onde é o desvio-padrão de no conjunto amostral.
No caso de reconhecimento positivo, outro módulo do software verifica se essa imagem esta cadastrada no banco de dados. O método a serem utilizados para a comparação, leva em consideração, atributos faciais, como: sobrancelhas, olhos, nariz e boca da face de um usuário. Após os processos de busca pelos atributos faciais, são calculadas as distâncias entre os olhos e o nariz, e entre os olhos e a boca. O software deverá capturar e processar um número pré-estabelecido de imagens, calculando as distâncias entre os pontos comparados, e, em seguida, tirar a média referente a cada distância, e calcular a variância e o desvio padrão para cada uma delas. Para o processo de identificação, o programa irá capturar e processar a imagem, determinando as quatro distâncias já estabelecidas, e então realizar um comparativo com os dados armazenados no banco de dados, verificando se os dados obtidos estão entre a média, se são maiores ou se são menores por meio do desvio padrão. O resultado