portfolio
Mudança nada mais é do que deixar de lado, costumes e práticas antigos. É ser adepto ao novo, às transformações. Porém, muitas empresas têm medo de tal pratica, pois, assim como pode gerar bons resultados, é possível que ocorra o contrario.
Para que se possa iniciar um processo de mudança dentro da empresa, se faz necessário todo um planejamento, um desenho de todas as possíveis mudanças, para que então, haja o devido preparo tanto do ambiente, e dos colaboradores, para a implementação desta.
O Grupo Pão de Açúcar, como já é de conhecimento de todos, foi um dos primeiros na geração de hipermercados, com lojas virtuais e lojas de departamentos.
A mudança no Grupo, desde sua fundação é notável. É um Grupo que está sempre se inovando, indo em busca de novidades e melhorias, foi também um dos primeiros a introduzir marcas próprias para competir no mercado.
Algum tempo depois, apresentou uma mudança radical nas suas atividades, com a criação de cargos de diretores, dando-lhes a responsabilidade de mudar a forma como os produtos eram apresentados a sociedade.
A partir de então, foram aplicados nomes fantasia nos produtos de fabricação própria, foram efetuados testes e pesquisas com os consumidores, para analise de aceitação.
Os produtos, devido a tais mudanças, passaram a competir igualmente com produtos lideres de mercado, além de, em alguns casos apresentarem valores menores.
Após a implementação de tais mudanças, a concorrência aumentou, empresas maiores compraram empresas menores, outras redes de mercados adotaram a fabricação própria, não apenas no setor alimentício, mas em outros, além de que, os produtos de marca própria, ganharam respeito e credibilidade no mercado.
Mas, para que todas estas mudanças sejam aplicadas de maneira correta e apresentem bons resultados, é preciso que as empresas contem com funcionários capacitados, funcionários abertos a mudanças.
Conforme Ducci e Elgenneni (2009, p.108)
A inserção de novas tecnologias