portfolio
As transformações nas formas de se comunicar, tem sido um grande marco, por conta dos avanços tecnológicos que tem dificultado a implantação da literária no ambiente escolar, pois tais, avanços tem comprometido em grande escalão uso do livro impresso que para alguns estudiosos tem seus dias contados, mai9s que para Furtado (2006), esse material de leitura de grande importância, histórica e cultural está em processo de revolução, destacando-se algumas formas de mudanças importantes dadas para com o livro, a técnica, abrangendo na morfologia e a cultura reconfigurando-se iniciada a partir do século XX, marcada pela passagem do oral das leituras em voz alta para medieval das leitura silenciosa e individual, abrangendo maior popularidade. Em seguida o livro passa pela era do impresso de Gutemberg e caminhou rumo ao hipertexto que tende agregar vários conjuntos de informações de textos, palavras imagens ou sons, acessadas através de referencias específicas que na era digital atende por hiperlinks, tendo o mesmo ponto ou objetivo, podendo se agrupar e funcionar no mesmo ambiente, atividade, transportando o texto do papel para a tela do computador, esse exercício é chamado de “Leitura Pop”.
A leitura oral e gestual que se dá através performa-se que mantém ligação dos corpos com espaços e a mídia, no intuito de abranger os campos tecnológicos relacionados ao livro, fazendo-o funcionar como objeto de transformações nas práticas sociais de leituras. A leitura desafia, capacita, encanta e enriquece. Pequenas marcas pretas, sobre a folha branca ou caracteres na tela do computador pessoal são capazes de nos levar ao pranto abrir nossa mente e novas idéias entendimentos, inspirar, organizar nossa existência e nos conectar com o universo. Sem dúvidas, não há maravilha mas formidável (FISCHER, 2005, p. 07)
Tomando como base as informações a cima citadas, que mantem convergências com BACTIN (1986) e VYGOTSKI (1988), a leitura é principal ferramenta para unir