Portfolio
Projeto
Bullying
Nome: Aline Figueredo Lima nº03
Série:8ªA Professora: Claudia.
Bullying – Visão do Agressor.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas.
Nas escolas mundiais, o bullying já se tornou um ato comum. É praticado por um ou mais alunos que tem como objetivo ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Na grande maioria das vezes o autor do bullying é alguém que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir.
Normalmente, o agressor tem um comportamento provocador e de intimidação permanente. Ele possui um modelo agressivo na resolução de conflitos, apresenta dificuldade de colocar-se no lugar do outro, vive uma relação familiar pouco afetiva, e tem muito pouca empatia. Segundo os especialistas, criminalistas e psicólogos, uma criança pode ser autor de bullying quando só espera e quer que façam sempre sua vontade, quando gosta de provar da sensação de poder, quando não se sente bem ou não desfruta com outras crianças, se sofre intimidações ou algum tipo de abuso em casa, na escola ou na família, quando é frequentemente humilhado por adultos, ou quando vive sob constante pressão para que tenha êxito em suas atividades. Os agressores exercem sua ação contra sua vítima de diversas maneiras: batem, molestam, provocam, agridem com empurrões e socos, os chamam de uma forma desagradável ou depreciativa, geram fofocas, mentiras, boatos, os isolam do grupo, ofendem-nos e os anulam.
* Tipos de Bully (agressor):
Bully-puro: As características que parecem descrever e ao mesmo tempo motivar este tipo de bully são a popularidade e o respeito entre os colegas. Geralmente são descritos como tendo uma grande necessidade de poder e controle. O sentimento de poder é sua grande