Trabalhos acadêmicos
Disciplina: DIDATICA
Professor: Angelo Freire e-mail: angeloacf@hotmail.com
Turma: 2 LCNA Acadêmicos: Jonathan Ramalho, Debora Raline, Cleomar da Silva, Eliezer Pereira.
JOHANN HEIRINCH PESTALOZZI
Nasceu em 1746 em Zureq na Suiça. Na juventude ele abandonou os estudos religiosos para se dedicar a agricultura e se tornou o primeiro de muitos fracassos materiais de sua vida. Pestalozzi levou algumas crianças pobres para casa onde encontraram escola e trabalho como tecelãs aprendendo a se sustentar. Alguns anos depois, a escola se inviabilizou e Pestalozzi passou a explorar suas ideias em livros, entre eles Os Crepúsculos de um Eremita e o romance Leonardo e Gertrudes.
Desenvolveu seu projeto mais abrangente dando aula para estudantes de várias origens e comandando uma equipe de professores, ao contrário de Rousseau, experimentava sua teoria e tirava da sua teoria à prática. O objetivo final do aprendizado deveria ser uma formação também tripla: intelectual, física e moral. O método de estudo deveria reduzir-se a seus três elementos som, forma e número, só depois da percepção viria a linguagem. Para alcançar esse objetivo não havia julgamento externo, em suas escolas não havia notas ou provas, castigos ou recompensas, numa época em que chicotear os alunos eram comuns. A criança na visão de Pestalozzi se desenvolve de dentro para fora, pra o pensador suíço, um dos cuidados principais do pensador deveria ser respeitar os estagio de desenvolvimento dos quais a criança passa.
O aprendizado seria conduzido pelo próprio aluno com base na experimentação prática na vivencia intelectual, sensorial e emocional do conhecimento. O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras.
Bibliografia:
1.