Portfolio individual unopar 2012
A crise dos estados se deu em função da falta de automia dos municípios, além da renda não ficar no município toda e qualquer decisão a ser tomada precisa da autorização do governo estadual e federal.
A reestruturação capitalista influenciou sobre os rumos do desenvolvimento local, onde as decisões e planejamentos começaram a ser tomadas pelos estados nacionais.Com isso os municípios ganharam mais autonomia e espaço para desenvolverem a economia local. O desenvolmento local no país hoje possui algumas politicas em experiências, economia solidaria dos arranjos produtivos locais,dos distemas locias de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS) dentre outras, ora sendo vista como uma nova política social, ora como um novo paradigma econômico.
As políticas públicas não podem serem vistas de forma assistencialista, elas tem a função de melhorar a vida de uma comunidade com projetos sociais que ajudem a população.
As experiências de desenvolvimento local bem estruturas têm como características o fato de se apoiarem quase sempre em parcerias,portanto, não se trata apenas de iniciativas pontuais, mas de organizações plurais.
A partir dos dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó Sc, que apontam para um crescimento de 8,78% no número de empresas abertas em 2010, a administração municipal estuda a implementação de uma lei para manter o gráfico de crescimento. De acordo com o levantamento foram abertas 1.198 empresas no município no ano que passou. O cálculo é feito pelo saldo de empresas abertas e fechadas no período.
Quanto a evolução de empregos nas atividades: indústria, construção civil, comércio, serviços e agricultura foram oferecidas 129 mil 182 postos de trabalho.
O setor com maior evolução foram: construção civil com crescimento de 69,87%, o comércio com crescimento de 62,29%, prestação de serviços 52,26%, e a agricultura com incremento de 47,42%.
Além de incentivos,