PORTFOLIO EM GRUPO 2 SEMESTRE
1911 palavras
8 páginas
1 INTRODUÇÃOA educação, como fenômeno social relativo à natureza e essência humana, tem importância fundamental como objeto constante de estudos e pesquisas. Historicamente tem sido trabalhada, elaborada, teorizada e compreendida pelos atores do processo educativo. Dessa forma, é inevitável que se pense em educação sistematizada, metódica e contínua, ora compreendida como sendo a educação escolar. E a escola, como espaço natural e adequado a essa educação.
A presente pesquisa teve por objeto compreender as relações entre a natureza da educação e da pedagogia como ciência, e sua confrontação com a realidade observada no espaço escolar. A partir da observação direta e da aplicação de entrevista, bem como a reflexão sobre os dados coletados e o estabelecimento das relações entre essas instâncias.
Justifica-se a presente pesquisa, por se entender como fundamental na formação de futuros pedagogos, a averiguação in loco do ato educativo, o planejamento do espaço escolar – como meio para se alcançar esse mesmo processo educativo – e a necessidade de preparo adequado a todos os atores envolvidos no mesmo, são chaves para o alcance dos objetivos da educação e do ato de ensinar.
Sendo assim, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de refletir sobre o ambiente escolar – numa abordagem qualitativa empregou-se a observação direta dos ambientes e do espaço escolar, com registro fotográfico inclusive, e a aplicação de uma entrevista a uma professora da escola. Os resultados e as discussões decorrentes da referida pesquisa.
2 ESCOLA, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
A educação é um processo que envolve a todos, em todas as culturas, civilizações e sociedades. Ela está presente em todos os lugares e se relaciona com o aprender e com o ensinar. Nesse sentido, é preciso compreender que o processo educativo precisa estar contextualizado. Ele é peculiar a cada grupo, cada cultura, não sendo propriedade ou