PORTF LIO AULA4 T Pico 02 Aquilino Ribeiro

383 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
INSTITUTO UFC VIRTUAL
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA III
PROFESSORA- TUTORA: MARGARIDA PONTES TIMBÓ

MARIA MÁRCIA FERREIRA FROTA

Aula 04: Transição ao Neorrealismo _Tópico 02: Aquilino Ribeiro

CAMOCIM
2013

Atividade De Portfólio

A partir da leitura do capítulo V do conto O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro, redija um comentário crítico discutindo os regionalismos presentes no trecho, as expressões linguísticas, os costumes, atitudes e outras características que justificam a comparação entre esta obra a produção de Guimarães Rosa. Para tanto será necessário fazer uma pesquisa sobre as características da região a qual o Malhadinhas pertence.

Aquilino Ribeiro é considerado um dos maiores nomes da Língua Portuguesa e um dos maiores escritores do século XX. Possuindo uma vasta obra, seus textos eram elaborados com grande riqueza lexical, original e com expressões populares e corriqueiras. Além disso, o que marca também sua obra é a paisagem beirã, os personagens com seus costumes e tradições, bem como o modo típico de falar. Um exemplo é a obra “O Malhadinhas”, onde vemos a presença constante do regionalismo e de expressões linguísticas que descrevem como vivia a população daquela época. A obra nos presenteia com cenas pitorescas, em um tom coloquial e expressões idiomáticas, nos dando um retrato de Portugal meio esquecido.
O livro conta a vida de Malhadinhas, um homem da Beira Alta. É descrita a trajetória de toda sua vida, através de expressões populares e de um estilo solto e descontraído. Aquilino escreve sempre temperando o verbo com o sal da terra e dos costumes do povo.
Temos várias expressões coloquiais presentes do capítulo V de O Malhadinhas. Algumas são associadas às traços físicos ou comportamentais, tais como alentado. Outras são associadas ao modo de viver, ou da fé mais especificamente, como vemos no trecho: “— Isto de vinte contra um não me cheira bem —

Relacionados