Portf lio Antropologia
Segundo o meu entendimento, a moral é um somatório dos costumes, regras, educação, tradição, tabus e é através dela que fazemos o julgamento de certo ou errado, moral ou imoral, bom o mau. São estabelecidas pela sociedade em que vivemos. Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social . A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.
• Refletir sobre a relação entre moral e liberdade.
A moral faz com que o indivíduo que possua a capacidade de avaliar suas próprias atitudes, formulando juízos de valor sobre seus atos passados, presentes e também sobre suas intenções para o futuro. Se o homem julga seus atos, consequentemente, ele pode também escolher, entre as circunstâncias que existem, qual a melhor atitude a adotar na sua vida. Essa possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho, de construir sua história, de decidir sua maneira própria de ser chamamos liberdade. Por isso desde novos, nossos pais ensinam que todo ser humano é dotado de livre arbítrio, podendo decidir entre aquilo que considera bom ou mau. Dessa liberdade surge, de forma correspondente, uma responsabilidade.
A consciência moral nos indica o caminho da virtude, ou seja nos inclina à prática constante do bem. Assim, são virtudes o respeito, a fidelidade, a generosidade, a coragem, a justiça. O vício, por seu turno, é o uso da liberdade sem responsabilidade moral. São vícios, portanto, a violência, a infidelidade, a mesquinhez, a covardia, a injustiça.
A maldade e a violência são todas as formas de agressão e de destruição praticadas pela humanidade. Nesse sentido, podemos entender como mal desde as formas de violência mais evidentes nos dias de hoje, como agressões