portas e Janelas
Finalidade
São diversas as finalidades das janelas. Dentre elas temos: visibilidade, dar claridade, renovar o ar ambiente, estanqueidade ao vento, estanqueidade a chuva, estanqueidade ao barulho, penetração de insetos, segurança pessoal, segurança patrimonial e estética.
Visibilidade: O usuário deseja desfrutar da boa visão de uma bela paisagem que existe nas proximidades. Prédios construídos em frente a áreas verdes, praias, jardins e outras paisagens agradáveis devem ser dotados de grandes janelas.
Dar claridade: O usuário deseja que o ambiente seja iluminado pela claridade natural do dia e, assim, usar menos possível a iluminação de lâmpadas elétricas.
Renovar o ambiente: O usuário necessita, para o metabolismo do seu organismo, que o ar do ambiente seja renovado, jogando para fora o ar viciado carregado de gás carbônico CO2 e trazendo para dentro o ar exterior mais rico em oxigênio O2..
Estanqueidade ao vento: Os detalhes de fabricação de uma janela devem ser cuidadosamente estudados para que o vento não encontre uma abertura, pequena que seja, por onde pode penetrar para dentro do ambiente. O vento carrega poeira, fumaça e cheiros desagradáveis.
Estanqueidade a chuva: Qualquer fresta é suficiente para a penetração da água da chuva.
Estanqueidade ao barulho: Qualquer fresta ou um vidro muito fino permite a passagem do barulho de fora. Seu sono vai ser perturbado pelo ruído dos veículos, passeatas, música de bares, anúncios de lojas.
Penetração de insetos: As janelas devem ser dotadas de tela do tipo mosquiteiros para evitar a entrada de moscas, pernilongos e até de pássaros.
Segurança pessoal: As janelas devem ser dotadas de tela de nylon para evitar a queda acidental de pessoas e isso é muito importante em apartamentos em que moram crianças.
Segurança matrimonial: As janelas de fácil acesso como aquelas localizadas no andar térreo devem ser dotadas de grades de proteção.
Estética: As janelas são elementos estéticos e ajudam a