Portas tcp
Introdução..................................................................................................Pag 02
Definição Portas TCP................................................................................Pag 03
Portas TCP De Aplicativos........................................................................Pag 05
Conclusão.................................................................................................Pag 07
Bibliografia................................................................................................Pag 08
Introdução
Portas tcp è um protocolo de transmição de dados por conexão neste trabalho será apresentado as suas funções e característica mais afundo,apresentando também Exemplos de portas usadas por aplicativos conhecidos da atualidade.
Definição Portas TCP
Existem 65.536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que em teoria poderíamos ter até 65536 serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido. O endereço IP contém o CEP da rua e o número do prédio, enquanto a porta TCP determina a que sala dentro do prédio a carta se destina.
As portas TCP mais usadas (também chamadas de "well known ports") são as portas de 0 a 1023, que são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados, como servidores web, FTP, servidores de e-mail, compartilhamento de arquivos, etc. A porta 80, por exemplo, é reservada para uso de servidores web, enquanto a porta 21 é a porta padrão para servidores FTP. A porta "0" é reservada, por isso não entra realmente na lista.
Além do endereço IP, qualquer pacote que circula na Internet precisa conter também a porta TCP a que se destina. É isso que faz com que um pacote chegue até o servidor web e não ao servidor FTP instalado na mesma máquina.
Além das 65.536 portas TCP, temos o mesmo número de portas UDP, seu protocolo irmão. Embora seja um protocolo menos