Dicas para se dar bem na 2ª fase da fuvest
O coordenador de vestibulares do curso Anglo, Alberto do Nascimento, dá recomendação semelhante: "Sem desespero, mas mantendo o ritmo. O candidato deve aproveitar a semana para rever a matéria, principalmente os pontos em que tem mais dificuldades".
Apenas estudar na semana antes da prova não é suficiente. É preciso selecionar bem o conteúdo a ser revisado, conhecer o estilo da prova e ter confiança. Veja as dez dicas dadas por professores especializados em preparação para vestibular:
Dicas para se dar bem na segunda fase da Fuvest
1 - As questões são abertas; as opções de resposta, não tanto - Diferentemente da primeira fase, que traz questões de múltipla escolha, agora as questões são abertas. Isto é, o candidato tem a liberdade de elaborar a resposta. Deve, porém, tomar o cuidado de não fugir da questão feita. "Se não souber a resposta exatamente, o candidato pode mostrar o que sabe sobre o tema, ou demonstrar o raciocínio que levaria à resposta esperada", diz o professor Nascimento. "Mas usando o bom senso: não adianta escrever respostas genéricas, para tentar disfarçar o desconhecimento", completa.
2 - Esforce-se na redação e na prova de português - Essas são as únicas provas comuns para todos os candidatos. A redação corresponde à metade da nota possível da prova de português. Por isso, vale a pena se esforçar. Ler editoriais de jornais é uma boa maneira de treinar a argumentação dissertativa, que é o gênero exigido pela Fuvest.
3 - Capriche na caligrafia - Nem letra de convite de casamento, nem hieróglifos. A caligrafia deve ser legível. Pense que o examinador tem milhares de provas para ler e não gastará seu tempo tentando decifrar o que seu garrancho queria dizer!
4 - Revise os conteúdos que não domina bem - Dessa vez, você não precisará estudar inglês, química, geografia, matemática e biologia ao mesmo tempo. Lembre-se de que na segunda fase, as provas são específicas. Cada