Portal energia hoje
03/06/2013
ANP prepara chamada para contratação de capacidade do Brasil Central
Processo é indício que governo vai mesmo sacramentar duto como fonte de suprimento da UFN V
Por André Ramalho
O governo deu os primeiros sinais de que o gasoduto Brasil Central deve mesmo ser sacramentado como a fonte de gás da UFN V, de Uberaba (MG). A ANP publicou nesta segunda-feira (03/06) a lista de áreas declaradas de utilidade pública para fins de construção do empreendimento. Procurada pelo EnergiaHoje, a agência informou ainda que prevê abrir nas próximas semanas o processo de chamada pública para contratação de capacidade do projeto.
Há mais de cinco anos em licenciamento, o gasoduto que conecta São Carlos (SP) a Brasília (DF) chegou a ficar ameaçado após a Petrobras manifestar o interesse em viabilizar a fafen a partir de conexão interestadual de gasodutos de distribuição da Gas Brasiliano e Gasmig. O Brasil Central, contudo, se tornou a alternativa mais viável de suprimento à fafen, depois que a ANP se posicionou contrária ao projeto original da estatal.
Na ocasião, o governo chegou a formular um grupo de trabalho entre ANP, EPE e MME para estudar alternativas de abastecimento à fábrica de fertilizantes.
A indefinição quanto ao modelo de suprimento já vinha afetando o cronograma da UFN. Inicialmente planejada para 31 de maio de 2015, a conclusão das obras da fafen já é esperada, de acordo com o último Balanço do PAC, para 30 de novembro de 2016.
O gasoduto já obteve a LP do Ibama em 2010 e aguarda, agora, a emissão da licença de instalação - de acordo com a TGBC, a declaração de utilidade pública era uma das condicionantes para a emissão da LI. Para sair do papel, o gasoduto ainda precisa ter sua capacidade contratada por carregadores potenciais - a principal delas a planta de Uberaba.
Pleito antigo das distribuidoras Gasmig, CEBGás e Goiasgás, o projeto do gasoduto Brasil Central tem como objetivo abastecer os mercados do norte de São Paulo,