Porta lápis
Porta lápis
Trabalho Porta Lápis apresentado à disciplina de Oficina de Modelos do Curso de Desenho Industrial da Universidade Paulista.
CAMPINAS – 2013
O propósito deste projeto é realizar um porta treco, um organizador, que seja funcional, contemporâneo, fácil de manusear e montar. Por isso, utilizei como ponto de partida a linguagem limpa e o minimalismo.
Minha ideia é a construção de um porta lápis, tal pensamento surgiu da utilização do estojo ao realizar algum trabalho de desenho e o problema em questão seria a dificuldade em encontrar a cor que procuro por exemplo, esta falta de organização mesmo. O inicio veio da lembrança de alguns estojos que fizeram sucesso na década de 90, que eram como pastas e na parte de dentro haviam elásticos, nos quais guardariam os lápis, borracha, entre outros materiais escolares, deixando altamente organizado.
Fig. 1– Estojo Escolar da década de 90.
Porém, a minha proposta seria de uma peça apenas para lápis de cor e grafite, de maior praticidade do que por exemplo os próprios estojos que são comercializados estes produtos (normalmente de metal ou madeira), de fácil manuseio e alcance, disponibilizasse de maior comodidade ao desenhista, que deveria ser utilizada em casa, em um ateliê por exemplo, que seja algo não apenas funcional mas que sirva também como um objeto de decoração e componha no ambiente geral. Seria então para um público adulto, estudante e/ou profissional de design, arquitetura, artes em geral.
Fig. 2– Público alvo
A partir disto, realizei pesquisa referente aos locais prováveis de instalação, além claro de outros produtos ou idéias já existentes que poderiam contribuir para este novo projeto, seja através de conceitos ou até mesmo materiais existentes no mercado, falhas ou boas resoluções que se aproximasse deste contexto. Com isto, cheguei em uma imagem que traduzia o meu pensamento, um