Porque temos que estudar fundamentos Filosóficos e sociais da educação?
Entre outras dúvidas e perguntas pertinentes a todos nós envolvidos com a formação de professores, se destacam: Para que servem os fundamentos sociológicos da educação? Qual sua função na formação de professores para a educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental? Em que sentido se insere na proposta geral do curso? São perguntas que teremos que responder aos alunos, mas que eles só irão compreender no final do curso, ou, ainda quando estiverem atuando como profissionais, ou, quem sabe se prosseguirem os estudos em nível superior como este.
Fundamentos Sociológico é a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa,da observação.ou seja, fundamentos são os princípios básicos, nosso porto seguro, aquilo que nos dará base para entender o que vem a seguir. Entretanto, sociologia é ciência que se dedica a estudar a sociedade e suas transformações ao longo da história, por isso, é fundamental para o aprendizado; afinal, estamos vivendo uma verdadeira revolução educacional. E como o nome mesmo já diz filosofia= amor a sabedoria, na prática pedagógica, representa aquele olhar indagador e crítico sobre a realidade, na busca de respostas sobre os porquês dos fenômenos, relacionados à educação. Sendo que uma das principais finalidades é descobrir e transmitir o conhecimento. Sendo que o principal responsável em transmitir o conhecimento aos discentes é o professor
Conclui-se, que os fundamentos da educação é o alicerce do fazer diário do profissional da educação, pois engloba todos os aspectos formadores do ser humano. O educador, nos dias atuais, para conseguir bons resultados no ensino e aprendizado, tem que estar por dentro de todos os meandros da formação e atuação do indivíduo, uma vez que a sua atuação deve ser ampla e aberta em todos os aspectos que se encontram ao seu redor.