Porque os Juros no Brasil são tão altos
A inflação é um fenômeno permanente da economia, ou seja, ela sempre existe com índices pequenos, grandes ou negativos. Basicamente, a inflação significa o aumento geral no preço de mercadorias e serviços, com a consequente perda de valor de compra do dinheiro.
Entre as principais causas da inflação estão o aumento da quantidade de dinheiro em circulação e a oferta de produtos e serviços menor do que as necessidades, ou seja, quando cresce a economia ou quando a oferta é menor do que a demanda.
O Brasil atravessou períodos com altas taxas de inflação, e medidas drásticas foram adotadas para tentar contê-la. Dentre essas medidas estão o congelamento total do preço de produtos e serviços (Plano Cruzado I); o confisco quase total do dinheiro depositado nos bancos (Plano Collor); e sucessivas trocas da moeda desvalorizada por outra nova.
Desde o Plano Real considera-se que a inflação no Brasil esta controlada. Porém desde 2010 a inflação tem voltado a fazer parte do noticiário econômico. Isso porque, a taxa de inflação vem ultrapassando as metas fixadas pelo Banco Central do Brasil.
Acontece que quando a inflação aumenta o Banco Central do Brasil, aumenta também a taxa de juros básica da economia, chamada Taxa SELIC. Esse “mecanismo”(segundo o Governo), faz com que o custo do dinheiro fique alto e com isso diminua os pedidos de crédito, investimentos, e o consumo da população a longo prazo, pois tornam as prestações mais caras.
Essa taxa de juros alta aplicada pelo Banco Central, também é explicada pela necessidade de embutir no rendimento dos ativos financeiros a perda do poder de compra causada pela inflação.
Este cenário de aumento da inflação vem preocupando os economistas e a população em geral:
Jornal Bom Dia Brasil, edição 16/04/2013:
BC pode mudar taxa de juros para conter inflação acima da meta:
A inflação se distanciou do estabelecido e o mercado espera que o BC aumente a taxa de juros para conter a expectativa de alta dos