Porque não se pode usar acetilsalicílico quando esta com dengue
Alunas: Caroline e Ísis
Série: 9°A
Prof.:Marco Rossi
Há algum tempo temos visto que esta tendo no Brasil um surto de dengue,que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.Para evitar a picada do mosquito,utilizamos um método muito simples,o repelente.Nele,existe a substancia DEET que age interferindo nos receptores sensoriais desses animais, inibindo seu desejo de picar o usuário,mas foi testado em algumas pessoas que após algum tempo o mosquito transmissor da dengue mostra resistência ao produto.O DEET causa uma modificação no olfato do mosquito e por isso e motivo de preocupação entre o cientistas q precisam procurar outro repelente para espantar os mosquitos.
Recentemente, foi encontrada uma substancia chamada Icaridina,que permanece na região aplicada até 10 horas,muito mais tempo que os repelentes que possuem DEET. O repelente cria uma espécie de nuvem de 4 centímetros na área aplicada,ou seja, máxima proteção.
Pergunta Desafio:
Existem dois tipos mais comuns de dengue: a clássica e a hemorrágica. Os sintomas da dengue aparecem em média a partir de 5 a 6 dias após a picada do mosquito (Aedes aegypti), e podem ser confundidos com um resfriado ou outro mal estar qualquer. A dengue clássica pode ter os seguintes sintomas: febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, náuseas e vômitos, perda do paladar e apetite, dores nos ossos e articulações, manchas e erupções na pele, principalmente no tórax e membros superiores.Como foi mostrado que o sintoma e muito parecido com um resfriado ou mal estar,muitos tomam remédios a base acetilsalicílico(aspirina,etc),pois esse medicamento deixa o sangue menos espesso, facilitando a hemorragia.
Observação: Marco, explicamos da forma mais simples que conseguimos, sem muitos termos médicos e numa linguagem que qualquer pessoa que lesse entendesse.