Porque Gatos Ronronam e Miam
Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. "Os grandes felinos, como tigres, leões, leopardos e onças-pintadas, conseguem rugir em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores", informa.
"O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força", explicou.
Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranqüilidade, prazer e safisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.
Miado
Com um propósito semelhante ao do ronrono, o miado também é uma forma do gato indicar sofrimento, fome ou saudação. É comum os gatos domésticos miarem mais do que os selvagens, pois esta é a principal forma de eles chamarem a atenção dos donos.
Além de ter 100 tipos de vocalizações distintas, incluindo algumas que se assemelham com a linguagem humana, o miado emitido pelos machos é muito mais forte e grave do que o das fêmeas.
Por causa de uma vibração em seu sistema circulatório. Essa turbulência ocorre com mais intensidade numa veia muito larga que os gatos têm na região peitoral. Quando os músculos em torno desse vaso se contraem, as vibrações são amplificadas pelo diafragma. É por isso que o peito do bichano parece conter um motorzinho - muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o som é sinal de que o bicho tem asma. As vibrações também são transmitidas pela traquéia até saírem pela cavidade sinusoidal (perto do nariz, nos seios da face) na forma do ronronar,