Porque escrever um plano de negócios
Através do plano de negócios o empreendedor terá oportunidade de conhecer melhor seu negócio, o mercado em que pretende atuar (clientes, consumidores, fornecedores, investidores, etc.), além de esquematizar todos os custos e investimentos necessários para o funcionamento de sua empresa. Planejar é uma das características comportamentais do empreendedor e não pode nem deve ser negligenciada, pois entre as causas do fracasso precoce dos negócios encontram-se o desconhecimento do mercado e a falta de planejamento. É importante lembrar que o Plano de Negócios é uma ferramenta de gestão em que você consegue planejar e decidir o futuro de sua empresa, identificando os riscos, pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente em que você atua. Com essas informações será possível ao empreendedor conhecer seu mercado, definir estratégias para seus produtos e serviços, analisar a saúde financeira da empresa e analisar o retorno do investimento realizado. Enfim, o Plano de Negócios norteará todas as ações capazes de garantir o sucesso do empreendimento frente ao mercado competitivo que se apresenta nos dias atuais.
Quais são os fatores que podem contribuir para que uma empresa morra?
Abaixo alguns dos fatores que podem contribuir para o fim de uma empresa:
1º erro: confusão
Confundir os gastos pessoais com os gastos da empresa, quase sempre, levam o negócio para o buraco.
2º erro: plano de negócios
Começar uma empresa sem um plano de negócios, na opinião de muitos especialistas, pode ser o primeiro passo para o fracasso.
3º erro: investimento errado
O empresário tem dinheiro, faz o investimento que imagina necessário, mas não leva em conta quais são as reais necessidades operacionais do empreendimento.
4º erro: ausência de controle
O empreendedor não faz o controle de custos e também ignora qual é o volume de compra, de vendas, quais são os níveis do estoque ou a situação das finanças do negócio.
5º erro: capital de giro