plano turistico de Viseu
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vou retratar a cidade de
Viseu, como cidade turística. Esta possui os seus próprios meios: com os seus agentes políticos, com as instituições de ensino superior e com a sua rede de educação das nossas crianças e jovens, com os industriais, mas também com o comércio e as atividades ligadas à terra, com os produtores culturais, com os serviços de saúde, com os serviços financeiros e da administração pública central, com as instituições de solidariedade social e com as associações locais, recreativas, desportivas e culturais.
LOCALIZAÇÃO
A cidade de Viseu é uma cidade portuguesa, no Norte de Portugal, com cerca de 52 500 habitantes, sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centronorte de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro.
O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de
Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.
Viseu é considerada a cidade das rotundas (possui cerca de 197 no perímetro urbano).
Segundo um estudo da DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª melhor cidade europeia, como a cidade com mais qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, quando inquiridas as populações destas cidades, como em 2012 mais uma vez em 1º lugar nacional. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Viseu, possui um clima caracterizado por invernos frescos a frios, com temperaturas médias mensais entre os 6°C e os 9 a 10°C, húmidos, com uma precipitação total de cerca de 499,4 mm, e relativamente ventosos, em especial no mês de Janeiro.
INTRODUÇÃO HISTÓRICA
As origens da cidade de Viseu remontam à época castreja e, com a Romanização.
Viseu está associada à figura de Viriato, já que se pensa que este herói lusitano tenha