Porque escolher administração
Ética e Cultura
O termo ética deriva do grego Ethos (caráter, modo de ser uma pessoa)Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
Historicamente foi na filosofia que, originalmente, se constituiu a ciência do Ethos, portanto, ainda é a única forma adequada que nos permite pensar os fundamentos racionais dessa ciência.
Dessa forma, as ações éticas acontecem quando os valores no conteúdo e no exercício do ato são valores humanos e humanizadores, em que a igualdade, a justiça, a dignidade da pessoa ,a democracia, a solidariedade, o desenvolvimento integral de cada um e de todos é respeitado e garantido de forma plena e eficaz para a formação de uma sociedade mais equilibrada e mais justa. Einstein disse “Todos nós somos alimentados e obrigados pelo trabalho de outros homens e devemos pagar honestamente por ele, não apenas como o trabalho escolhido para nossa satisfação intima, mas com o trabalho que, segundo a opinião geral, os sirva.”
Há assim uma compreensão ética do trabalho que é, ao mesmo tempo ética da cultura, entendendo-se aquele como fonte de vida em comunidade, dando-lhe o sentido e a medida.
Na compreensão ética do trabalho, entendido como fonte de cultura e, por conseguinte, de dever para a comunidade, insere-se, também um novo entendimento da pedagogia e do “direito a educação.” A oticidade da cultura revela-se, pois, sob vários enfoques. Em primeiro lugar, toda e qualquer objetivação do espirito (Entendido o termo “objetivação’’ em sua acepção mais ampla, quer como ato de perceber ou pensar objetos, quer como ato de realizar objetos e objetivos)pressupõe uma relação entre um “eu” e “outro eu,” ou seja, a “intersubjetividade.” Desse modo, na raiz de toda instauração de um bem de cultura há uma relação “Inter homines,” que exige a formulação de uma norma ou medida que atribua a cada um que é seu.
Eis