Porifera e sua importância
Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas, aulas e observações práticas a respeito do filo Porífera, seu funcionamento e como este influi no ambiente ao seu redor. Foram abordadas a importância ecológica e econômica desses animais.
Palavras-chave: Porífera, importância ecológica e econômica.
Introdução
As esponjas (Porífera, Animália) são animais em sua grande maioria marinhos, com alguns representantes de agua doce. Apesar de pluricelular, seu corpo é formado por um agregado frouxo de células, que não formam tecidos verdadeiros.
Tem uma estrutura corporal muito primitiva e, portanto acredita-se que sejam alguns dos primeiros organismos celulares existentes. Seu corpo, além da abertura superior chamada de ósculo possui muitos poros (origem do nome do filo).
Os poríferos tem uma grande importância ecológica e econômica, das quais se tratam este artigo.
Desenvolvimento
Funcionamento do corpo dos poríferos:
As esponjas são um dos primeiros animais a apresentarem diferenciação celular (especialização das células), entre elas as principais são coanócitos, células com um colarinho flagelado que ao bater bombeia a agua para dentro da esponja. Seu esqueleto é formado por sílica e espongina, uma fibra que da o aspecto fofo da esponja.
O corpo das esponjas é repleto de poros, que se abrem em canais que chegam até o óculo (abertura principal), e é por esses canais que passa a água “sugada” pelos coanócitos. As outras células da esponja filtram essa água, retirando dela nutrientes utilizados pelo seu corpo.
Uma vez que esses animais são muito primitivos e não são capazes de se movimentar para escapar de predadores, sua forma de defesa é a produção de substâncias tóxicas que podem causar diversos danos a outros animais. Algumas espécies produzem substancias que provocam fortes dermatites caso entre em contato com a pele de uma pessoa.
Indicadores de poluição
Por serem animais filtradores as esponjas são ótimos indicadores da qualidade da agua na