Zoologia dos Invertebrados I
R: O Filo Porífera não apresenta nenhum tipo de sistema, são animais filtradores, possuem o corpo coberto de poros. Já acerca da água em seu corpo podemos dizer que esta penetra através de inúmeros poros na superfície corporal, condição que deu nome ao táxon (porus=poro, ferre=portador), circula através de numerosos canais e câmaras internas saindo através de um ou mais ósculos que por sua vez possui a função de promover a saída de água e excretas nitrogenados.
2- Caracterize a reprodução dos Cnidária relacionando-a as suas formas de vida.
R: Segundo sua reprodução os Cnidária são hermafroditas (monóicos) ou gonocóricos (dióicos), possuem reprodução assexuada por brotamento, é o processo comum de formação e desenvolvimento das colônias polipóides. Esse tipo de reprodução ocorre nas espécies polipóides solitárias, a exemplo das hidras e anêmonas-do-mar que também se reproduzem sexuadamente. As medusas se originam assexuadamente de pólipos, mais raramentes, por brotamento de outras medusas com a formação de gônadas epidérmicas nos Hidrozoa e gastrodérmicas nos Scyphozoa e Cubozoa. Nos Anthozoas, desprovidos de medusas em seu ciclo de vida as gônadas se formam nos pólipos que também se reproduzem assexuadamente.
3-Por que Nematoda é considerado mais evoluído do que os Platelmintos?
R: Porque são o primeiro filo com tubo digestório completo.
4- Explique a teoria de que Porífera surgiu de Protozoários.
R: Os coanócitos têm um colarinho apical de microvilozidades retráteis no centro do qual existe um flagelo longo. Células de estruturas semelhantes aos coanócitos são conhecidos também nos choanoflagelata, considerado por alguns como o grupo irmão dos Metazoa. Modificações no número e no tamanho de várias estruturas celulares ocorreram durante a evolução dos animais, levando pesquisadores a denominarem essas mesmas estruturas com nomes diferentes. Os flagelos, por exemplo, tem