Por um fio ecológico
GESTÃO AMBIENTAL / 8ª FASE / 2014-II
Professor: CLAUDIO DE OLIVEIRA MODESTO
Acadêmica: Josiane de Almeida dos Santos
POR UM FIO ECOLÓGICO
Reaproveitamento de resíduos e utilização materiais alternativas tornam menos impactante produção de fios, tecidos e vestuários
(Revista Geração Sustentável, ed.37)
Entre as indústrias que mais geram resíduos no Brasil está a têxtil. O país é o
5º maior produtor têxtil do mundo, representando 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.
Com uma produção média de 9,8 bilhões de peças por ano, entre fios, tecidos e roupas, são causados alguns impactos ambientais que começam no plantio do algodão e vão até a confecção da peça. No cultivo de algodão há contaminação da água, do solo e da fauna local, devido a grande utilização de pesticidas, inseticidas e fertilizantes. Além disso, no acabamento das peças é consumido um grande volume de água.
Diante de todo esse problema, diversas empresas têm na reciclagem uma oportunidade de negócio. Um exemplo disso é a empresa Eurofios, de Blumenau, que produz fios ecológicos através do reaproveitamento de resíduos das indústrias têxteis da região. O processo é totalmente feito pela empresa e como o material é separado por cores, não há o processo químico de tingimento. Atualmente, já são quase 90 mil toneladas de resíduos do lixo reaproveitados.
Segundo o diretor comercial da empresa, Paulo Roberto Sensi Filho, o maior incentivo para a empresa é saber que está reciclando e transformando esses resíduos em novas oportunidades.
A empresa também tem uma parceria com o especialista em crochê no
Brasil, Marcelo Nunes, que compartilha seu conhecimento ensinando uma fonte de renda para várias pessoas.
A Eurofios também comercializa cortinas produzidas com material reciclado.
75% do material desta produção é reaproveitado.
Um outro exemplo de empresa que se preocupa com a sustentabilidade é a
Malwee, umas das principais indústrias