Por Que O Surgimento Da Cidade De S O Miguel Do Oeste Nesse Espa O
São Miguel do Oeste começava a surgir na década de 1940, ainda na época o município era apenas uma comunidade chamada Vila Oeste, aqui o povo viu a esperança de uma vida melhor, uma das principais atividades na região era a extração de madeira para a venda na Argentina. A população foi aumentando devido à compra de terras por outros que tinham condições de comprar grandes áreas, com o trabalho das famílias, elas recebiam em troca meia colônia de terra onde podiam construir seu lar.
A colonização da região visava à extração de madeira por via fluvial, mas para serem destinadas aos mercados era necessária a ocorrência de enchentes para então as toras serem encaminhadas em forma de balsas. Em época de seca os moradores se encontravam em dificuldade, tanto na condução das toras até a Argentina quanto nas plantações.
2. Quem influenciou o surgimento do município?
Os moradores de Vila Oeste eram muito devotos à São Miguel Arcanjo, nas épocas de seca rezavam muito ao santo para que mandasse chuva, para então saírem da situação precária em que se encontravam. Depois de um longo período de seca veio a chuva em abundância, foi ai que os moradores de Vila Oeste se apegaram ainda mais ao santo, São Miguel Arcanjo podemos dizer que foi uma grande esperança quando São Miguel do Oeste era uma pequena comunidade.
Mas o grande responsável por Vila Oeste se tornar um lindo município foi Padre Aurélio Canzi, na época as pessoas da região não tinham um padre, os que haviam vinham da cidade de Itapiranga para fazerem pequenas celebrações. Foi em fevereiro de 1944 que veio à Vila Oeste o Padre Aurélio Canzi acompanhado pelo Bispo Carlos Eduardo, assim a população da região foi atraída para morar na vila.
Padre Aurélio ajudou muito a população da região, teve tempos em que houve um surto febre tifoide, sem médicos, o padre cuidou de toda a população transformando sua paróquia em um pequeno hospital. Padre Aurélio